Coordenação de Inclusão e Acessibilidade (CIN/FD)

Em 10/10/24 13:45 Atualizada em 10/10/24 15:44

A CIN/FD é vinculada à Secretaria de Inclusão (SIN) da UFG e tem o papel de oferecer informações, acompanhamentos, orientações, debates e encaminhamentos de tratativas iniciadas na Faculdade de Direito e encaminhar à SIN, em casos específicos.

Objetivo: A CIN/FD atua como um “braço” da Secretaria de Inclusão (SIN) na Faculdade de Direito, promovendo orientação, acolhimento, acompanhamento, encaminhamento, debates, política de informação, combate ao assédio e discriminação, isonomia (igualdade de oportunidade e tratamento). Apoio à inclusão e permanência na Unidade Acadêmica a alunos com transtornos, deficiência, pretos, pardos, refugiados, mulheres, mães, quilombolas, indígenas, LGBTQIA+, e outros grupos socialmente discriminados.

Representantes:

● Ariane Martins de Brito – Coordenadora de Inclusão e Acessibilidade
● Ana Luiza Artiaga – Estagiária

Contato: cin.fd@ufg.br

Atuação da CIN/FD:
● Acessibilidade para alunos e servidores com deficiência
● Apoio pedagógico para alunos com transtornos, deficiência, indígenas, quilombolas, mães ou alunos em tratamento excepcional
● Políticas de combate ao assédio moral, sexual, de gênero, racial e discriminação
● Orientações e encaminhamento para denúncias
● Debates, palestras, workshops e rodas de conversa sobre inclusão, acessibilidade e ações afirmativas na FD

• Sala de Atenção Especial à Alunos com Deficiência e Apoio às Mães

1. Quem pode acessar a Sala de Atenção Especial da FD?

- Alunos com Deficiência: Espaço compartilhado para monitoria especializada do Núcleo de Acessibilidade e de monitores da FD, realização de provas e trabalhos individuais, local adequado para realizar atividades e receber orientações/monitoria. O espaço possui computadores com internet, mesas, cadeiras, quadro, wifi.

- Alunas mães: Espaço composto por cadeira de amamentação, trocador, micro-ondas, frigobar, cadeira de alimentação, berço, brinquedos, livros, voltado para suporte às alunas mães que precisam levar seus bebês e crianças para a Faculdade de Direito. É importante ressaltar que a Sala de Apoio às Mães não dispõe de babá, ou seja, o bebê/criança deverá estar acompanhado (a) da mãe durante todo tempo que permanecer no local.

2. Como se cadastrar para acessar a Sala de Atenção Especial da FD?

Através do preenchimento do formulário de interesse, pelo link: https://forms.gle/YN9WUvSdQz2gwh6n6

Após o cadastro, a Coordenação de Inclusão e Acessibilidade irá analisar as respostas e convocar os alunos selecionados para assinarem o termo de compromisso e terem todas as informações sobre o uso da Sala.

3. Onde fica a Sala de Atenção Especial da FD?

Na antiga Sala 07, no primeiro andar, em frente ao elevador social do Prédio da FD.

Dúvidas Frequentes

Como entrar em contato com a CIN/FD?
● Por meio do e-mail: cin.fd@ufg.br

Por que falar primeiramente com a CIN/FD?
● Para receber suporte e orientações assertivas, e, se necessário, ser encaminhado à SIN/UFG. Em caso de demandas específicas da Unidade, como carteiras especiais, banheiro acessível ou suporte de professores, é ideal falar com os representantes da CIN/FD.

Posso falar diretamente com a SIN/UFG?
● Claro! A SIN/UFG é a equipe mais estruturada para lidar com todas as demandas da UFG.

Contatos: SIN: (62) 3521-1031 - sin@ufg.br

Em caso de denúncias de assédio na Faculdade de Direito, o que devo fazer?
● Entre em contato com a CIN/FD pelo e-mail: cin.fd@ufg.br e agende uma reunião. A equipe da CIN/FD irá acolher e orientar sobre os procedimentos a serem seguidos, garantindo discrição, confidencialidade e sigilo.

Posso fazer uma denúncia de assédio e/ou discriminação diretamente aos órgãos competentes?
● Sim! O contato com a Ouvidoria da UFG pode ser feito via e-mail (ouvidoria.reitoria@ufg.br), telefone (62) 3521-1149, pessoalmente no prédio da Reitoria (1º andar), pelo site Ouvidoria UFG ou pelo sistema eletrônico e-OUV da Controladoria Geral da União. A demanda deve ser formalizada por escrito.

Obs.: O trabalho da SIN é exclusivo da Secretaria e pode ser visualizado no site: https://sin.ufg.br/

Publicado em 10/10/2024

Assessoria de Comunicação FD/UFG