MAFIOSA

ASSOCIAÇÃO ACADÊMICA ATLÉTICA E CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES DE DIREITO - UFG

 

LOGO MAFIOSA

A Associação Acadêmica Atlética e Científica dos Estudantes de Direito da Universidade Federal de Goiás é uma instituição que visa inserir o estudante de Direito em atividades que possam promover a integração em áreas que estimulem a vivência fora do meio acadêmico. Fundada no final de 2007, a A.A.A.C.E.D. tem como principais objetivos: a promoção e participação em eventos esportivos em todo Brasil, sobretudo na região Centro-Oeste e especialmente em Goiás; o incentivo à prática esportiva através de treinos semanais; incentivo cultural com o desenvolvimento da Bateria Mafiosa e a realização de eventos e oficinas para os estudantes de Direito, e todo o ambiente universitário, entre outros encontros para os quais somos convidados.

Com a responsabilidade de representar a vetusta Faculdade de Direito e, até mesmo, o nome da própria Universidade Federal de Goiás pelos eventos promovidos e participantes, a A.A.A.C.E.D. busca sempre seriedade, compromisso e responsabilidade em suas ações.

A iniciativa criada para os treinos visa manter a integração entre os alunos de Direito dos diferentes períodos, turnos e cidades, além de estimular a promoção da saúde através da prática esportiva.

Todos os alunos, do primeiro período ao décimo, como também os mestrandos e pós-graduandos, são convidados a participar. Os treinos ocorrem semanalmente no período noturno ou aos fins de semana, em locais gentilmente cedidos sob a forma de parceria, patrocínio, favor, ou, em alguns casos, com o valor custeado pela associação.

MAFIOSA 2

BATERIA MAFIOSA

Grande marco da cultura universitária, as charangas, ou “baterias universitárias – BU’s” como são popularmente conhecidas, representam o espírito de pertença das faculdades e de seus acadêmicos. Elas são bandas compostas por instrumentos de baterias de escolas de samba, em essência instrumentos de percussão, como surdos, tamborins, caixas, repiques e outros.

O nome da bateria é inspirado pelas referências cômicas a nossa classe como pessoas frequentemente associadas à criminalidade. A MAFIOSA também se inspira em filme como a trilogia de O Poderoso Chefão e Os Intocáveis (1987), e em séries como Boardwalk Empire e Os Sopranos. Tem como mascote um rato usando chapéu fedora e suas cores principais o vermelho (do rubi, associado ao curso de Direito) e o preto.

A MAFIOSA representa hoje a união dos acadêmicos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, uma família que recebe a todos e todas assim que iniciam o curso, respeitando e incluindo diferentes realidades. Momentos de descontração que aliam responsabilidade e comprometimento a divertimento e integração, os ensaios semanais reúnem alunos de todos os períodos, dos dois campi da Faculdade de Direito, Goiânia e Cidade de Goiás. São meses de preparação, ensaios e encontros para a construção de apresentações que levam o mundo da música a uma coletividade de espectadores de uma forma inédita e única. Geralmente, os ensaios acontecem aos sábados e domingos. A escolha do final de semana é uma forma de incluir tanto os acadêmicos que estudam na parte da manhã, quanto os noturnos e aqueles que vêm do campus de Goiás.

O trabalho e a dedicação dispensados pelos diretores e ritmistas à Bateria fizeram da MAFIOSA uma das maiores e mais respeitadas baterias não apenas no cenário goiano, mas também em competições externas, no Distrito Federal e em São Paulo. Em todos os seus anos de história, foram diversas competições com excelentes classificações, como o título no Batuteria 2016, o 2º lugar no Desafio de Baterias do Inter 2017, e o aclamado 1º lugar na mesma competição nos anos seguintes (2018 e 2019) e no JOJUCO.

MAFIOSA 1