Banner III Congresso Internacional de Direito Agrário.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO AGRÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROMOVE O III CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AGRÁRIO

Banner III Congresso Internacional de Direito Agrário.

SOBRE O CONGRESSO

O Congresso Internacional de Direito Agrário em sua terceira versão acontecerá entre os dias 13 a 16 de setembro de 2022, no Brasil, e 19 a 21 de setembro de 2022, na Colômbia, de forma semipresencial, com o tema As Lutas por Paz no Campo na América Latina: Perspectivas do Novo Constitucionalismo Democrático Latino-Americano.

A iniciativa e organização do evento congrega uma ação conjunta com o I Congresso Binacional de Direito Agrário realizado pela Universidad Mariana - Colômbia e o II Encontro Internacional Pela Paz realizado pelo Centro de Educacion para El Desarollo Uniminuto-Bello - Colômbia, que acontecerá durante a Semana da Paz na Colômbia.

O tema reflete sobre o crescente aumento da violência no campo na América Latina e as experiências das políticas de resolução de conflitos, com destaque aos Acordos de Paz na Colômbia.

O objetivo principal do evento é promover parcerias interinstitucionais para o intercâmbio de pesquisas relacionadas às lutas por paz no campo, consolidação de políticas públicas, bem como as estratégias de resistência contra a violência e a exclusão socioeconômica dos povos situados em zonas de conflito agrário.

As discussões e pesquisas visam propor reflexões e comparar experiências viveniadas pelos sujeitos do campo na América Latica, abordando temáticas como ordenamento territorial, agroecologia e desenvolvimento rural, a atuação dos órgãos essenciais à justiça na resolução dos conflitos agrários, conflitos e estratégias de enfrentamento e resistência dos povos e comunidades tradicionais e etnodesenvolvimento.

PROGRAMAÇÃO

A programação do III Congresso Internacional de Direito Agrário e I Congresso Binacional de Direito Agrário ocorrerá de forma semipresencial, entre os dias 13 a 16 de setembro de 2022, sendo que, no Brasil as atividades presenciais como palestras, mesas de debates e seminários acontecerão nos espaços reservados pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Goiás, podendo ocorrer a participação de alguns(mas) palestrantes e conferencistas de forma virtual.

As atividades do I Congresso Binacional de Direto Agrário acontecerão no Campus da Universidad Mariana - Colômbia e o II Encontro Internacional Pela Paz será realizado no Centro de Educacion para El Desarollo Uniminuto Bello - Colômbia, que acontecerá durante a Semana da Paz na Colômbia. Ambos de forma semipresenical, entre os dias 19 a 21 de setembro.

Os Grupos de Trabalho acontecerão de forma remota envolvendo todas as universidades participantes.

O apoio para retransmissão dos conteúdos presenciais e remotos foram feitos à Reitoria Digital para facilitar a ampla divulgação das atividades através dos canais do YouTube.

A Programação em sua totalidade compreenderá:

a) Conferência de Abertura;

b) Palestras;

c) Mesas de Debates;

d) Oficina sobre Combate a Grilagem;

e) Grupos de Trabalho;

f) Atividades Paralelas.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

Período de inscrições para ouvintes (internos e externos à UFG) 20/07/2022 até a data inicial do evento.

Acesse a opção Orientações para inscrição para maiores informações.

Para acessar a programação completa do evento clique neste LINK.

COMISSÃO ORGANIZADORA

MARIA CRISTINA VIDOTTE BLANCO TARREGA – PPGDA UFG