COMUNICADO

EGRESSO DA FD SE TORNA CACIQUE

Leomar Wainne Xerente, egresso da Faculdade de Direito, assimiu o posto de Cacique da Aldeia Xerente Mrãiwahâ-To.

 Leomar Cacique

Leomar Wainne Xerente, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFG, está atuando como Cacique na Aldeia Mrãiwahâ do povo Xerente. 

Leomar Xerente

A aldeia citada fica no estado do Tocantins. Segundo Leomar Xerente, ele assumiu o posto de líder desta aldeia em novembro de 2020, desde então vem usando os conchecimentos adquiridos na graduação na defesa dos direitos dos povos indígenas, em especial dos Xerentes. Ele reforça: "sou muito grato à Faculdade de Direito por ter me ensinado através dos professores e todos que trabalham nesta faculdade." 

A inclusão de toda pessoa, raça e etnia é valor fundamental e inegociável. Desde 2009 a Universidade Federal de Goiás reserva parte de suas vagas a alunos de baixa renda, negros e indígenas. No Brasil, de maneira uniforme, as instituições federais de ensino superior passaram a adotar, obrigatoriamente, o sistema de cotas a partir de agosto de 2012, com a promulgação da Lei 12.711, conhecida como Lei de Cotas. Para dirigentes e estudantes cotistas da UFG, desafios ainda precisam ser superados - o cenário é de luta - ao passo que nota-se os ganhos que comunidades e sociedade colhem com a diversidade proporcionada pela existência da Lei de Cotas.

Nós, da Faculdade de Direito, sentimos imenso orgulho por ver trajetórias de crescimento de todos os nossos egressos, hoje ressaltamos esse orgulho por Leomar Xerente, que com grande esforço passou por nossa casa, deixando suas marcas. Desejamos todo sucesso na jornada que está sendo construída por Leomar na liderança de seu povo. 

 

 

Diretoria da Faculdade de Direto/UFG 

Assessoria de Comunicação da FD/UFG

 

 

Publicado em 22/11/21.