MEETING

Equipe UFG obtém o 1º Lugar na classificação geral da Etapa Qualificatória Centro-Oeste do Meeting de Negociação 2020

Entre os dias 16, 17, 23 e 24 de maio, integrantes do Núcleo de Estudos em Mediação e Negociação Empresarial (NEMNE) - composto e dirigido por estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) - participaram da Etapa Qualificatória Centro-Oeste do Meeting de Negociação 2020, competição acadêmica promovida pela empresa de consultoria em negociação CMI Interser. Na ocasião, além da Equipe UFG, estiveram presentes os representantes das instituições de ensino PUC-GO, Uni-Anhanguera, Universo, IDP Brasília, UNICEUB e Mackenzie Brasília, somando 7 (sete) equipes no total.

Os participantes simularam, entre si, negociações baseadas em casos fictícios, representando, em 3 (três) painéis correlatos, interesses empresariais na exploração econômica de artefatos arqueológicos encontrados em uma ilha recém descoberta, com o propósito de defenderem, principalmente, (i) a melhor estratégia de divisão dos bens encontrados e (ii) a partilha lucros a serem percebidos por duas equipes de trabalho. Utilizando-se, para tanto, dos princípios e técnicas mais avançadas de negociação aplicáveis aos casos em comento, sob o enfoque do Método de Harvard.

Essa etapa, excepcionalmente, ocorreu por meio da utilização das ferramentas digitais de vídeo conferência, em razão da situação de pandemia causada pelo novo coronavírus, respeitando-se as orientações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde. Cada painel foi avaliado por uma banca de 4 (quatro) avaliadores que pontuaram as atuações de seus participantes, segundo os critérios pré-estabelecidos pela comissão organizadora do Meeting.

MEETING

Como resultado da avaliação realizada pela banca presente, a Equipe UFG obteve o 1º Lugar na Classificação Geral entre as quatro equipes selecionadas para avançar à Etapa Nacional do Meeting de Negociação e conquistou os seguintes prêmios individuais: Melhor Condução do Processo e Melhor Estratégia de Negociação.

O Meeting de Negociação, por sua vez, é um projeto cuja origem se deu a partir do Projeto de Negociação de Harvard, meio pelo qual foi desenvolvida uma nova forma de negociação baseada em princípios, tendo como objetivo a investigação e o desenvolvimento de teorias e práticas sobre negociação e resolução de conflitos[1]. Assim, seu objetivo principal é possibilitar o aprendizado das ferramentas de negociação e explorar suas técnicas e seu aspecto humano e relacional envolvido através da realização de encontros regionais e nacionais de estudantes e profissionais de todas as regiões do país[2].

Nesse sentido, os resultados obtidos pela Equipe UFG no Meeting de Negociação edição 2020 revelam que a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás tem se destacado frente a outras instituições de ensino superior e preparado com excelência seus alunos para atuarem em diversos desafios propostos tanto pelas competições acadêmicas no Brasil quanto pelo mercado de trabalho, além de possibilitar o aprendizado das ferramentas atuais e inovadoras na busca por soluções consensuais através dos métodos adequados de solução de conflitos.

[1] Fonte: https://cmiinterser.com.br/quem-somos/origem/

[2] Fonte: https://www.meetingnegociacao.com.br/