Geraldo

Time de Mediação da FD/UFG convida o professor Dr. Vinícius Vasconcellos

O caso prático-profissional hipotético a ser mediado este ano na competição tem como objeto de conflito duas empresas que mantinham relacionamento empresarial; um contrato em particular estipulava cláusula de reciprocidade quanto as informações empresariais de uma à outra. Ocorre que, uma dessas empresas firmou Acordo de Leniência com o Ministério Público Federal com cláusula compromissória de silêncio e sigilo. Com a deflagração da Operação pelo Ministério Público Federal a outra empresa tem um impacto direto em suas ações e um prejuízo financeiro na casa dos milhões. A empresa prejudicada, tendo em vista o contrato de reciprocidade de informações, exige da outra reparação.

Tendo isso em vista, o Time de Mediação da Faculdade de Direito da UFG buscou aprender com um dos maiores autores em colaboração premiada no processo penal, o Prof. Doutor Vinícius Gomes de Vasconcellos. Com isso, o Prof. Vinícius se tornou  Professor Convidado do Time de Mediação auxiliando os discentes a se prepararem para representar o Centro Oeste na Competição Nacional de Mediação e Arbitragem da CAMARB.

 

Geraldo

Prof. Vinícius Vasconcellos é Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com período de sanduíche (PDSE/Capes) na Universidad Complutense de Madrid (ESP) e estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2014); Pós-graduado em "Derechos fundamentales y garantías constitucionales en la Justicia Penal" pela Universidad de Castilla-La Mancha (ESP) (2013). Pesquisador visitante no Max Planck Institute for Foreign and International Criminal Law (2014 e 2017).  Professor convidado (Pós-Graduação Lato Sensu) da FESP (PR), Unisinos (RS), PUCRS, ABDConst (RJ), FDV (ES), IEP-MPRJ, ESA-OAB/PA, ESMP/SP, IDP (DF) e IBCCRIM-Coimbra (SP).  Professor permanente do PPG em Direito (mestrado/doutorado) e da graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP/DF). Professor-colaborador do PPG em Direito (mestrado) do Centro Universitário FIEO (Osasco/SP). Assessor do Ministro Gilmar Mendes no Supremo Tribunal Federal

 

livro geraldo

 

Por e-mail, o Membro do Time de Mediação Geraldo Henrique Barbosa disse que “ Estudar um caso tão poroso quanto o que vamos enfrentar na Competição Nacional tendo como um de nossos orientadores o Prof. Vinícius é uma oportunidade de crescimento e aprimoramento inigualável. (...) Estamos nos aprimorando e desenvolvendo uma técnica mediativa que alavanca nossa participação na competição”. (S.I.C)

A reunião contou, ainda, com a participação da Psicóloga Gleciely Fabrício de Souza Pereira, especialista em Psicodrama Psicoterapêutico. Especializada em Mediação, Negociação e Arbitragem. Mediadora Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás, Mediadora Extrajudicial pela MaisConsenso e Mediadora da Câmara de Mediação do CRP-09, que coordena o Time de Mediação e aprimora a técnica mediativa."

Fonte: Geraldo Henrique Barbosa