Aprovado pela CAPES o Curso de Mestrado em Direito com área de concentração em Direito Agrário

A previsão de seleção para inicio nos meses de junho e julho de 2008.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) aprovou 69 novos cursos de pós-graduação. Desse total 47 são mestrados acadêmicos, 18 doutorados e quatro mestrados profissionais. O Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes analisou na semana passada 144 propostas, entre recursos e pendências de 2007. Cinco permanecem em análise e 70 projetos não foram recomendados. Os cursos aprovados podem começar as atividades a partir de janeiro.

As grandes áreas que mais aprovaram cursos foram a multidisciplinar com 14 cursos, em seguida as ciências humanas, com 12 e ainda as áreas de ciências agrárias e ciências sociais aplicadas, com 10 propostas aprovadas cada. O diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, destaca a agilidade permitida pelo forma como são enviadas as propostas. "Antes do Aplicativo para Proposta de Cursos Novos, implantado em 2004, o preenchimento dos formulários para cursos novos era muito difícil e demorado, chegava a passar dois anos. Numa primeira fase, conseguimos, com o APCN, facilitar a submissão de propostas e sua análise", disse. Segundo ele, num segundo momento, foi assegurado que a maioria das propostas foi apreciada em poucos meses e praticamente todas em menos de um ano. Em 2007, foram julgadas 90% das propostas até em julho, apenas três meses depois de apresentadas. "Isso permitiu que a maior parte dos cursos aprovados iniciasse suas atividades já no segundo semestre", afirmou.

Cerca de 700 consultores de 45 áreas do conhecimento participaram do processo de análise das propostas encaminhadas. O processo de análise começa com reuniões entre os integrantes das comissões de área. Ao avaliar as propostas de cursos novos, é verificada a qualidade de tais propostas e se elas atendem ao padrão de qualidade requerido pela Capes, tais como: qualificação e experiência do corpo docente, infra-estrutura física da instituição, compromissos da instituição quanto ao apoio prioritário ao curso.
As instituições enviaram suas solicitações de novos cursos por meio do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN) 2007. O instrumento, que pode ser acessado no portal da Capes, é o meio usado pelas pró-reitorias para detalharem seus projetos. Neste ano, a Capes recebeu 444 propostas e aprovou ao todo 263 cursos.

 

*Confira o Resultado Avaliação Cursos Novos 2007

Fonte: UFG / CAPES