Grupo de Estudos: Fundamentos do Materialismo Histórico e Dialético para o Direito e a Sociedade

Este projeto objetiva identificar a contribuição da teoria dialética materialista e histórica para o Direito e a sociedade atual, promovendo estudo sobre as obras fundamentais de Marx e Engels, bem como incentivando a produção científica dos participantes sobre os assuntos trabalhados.

Grupo de Estudos:
Fundamentos do Materialismo Histórico e Dialético para o Direito e a Sociedade

O Grupo de Estudos "Fundamentos do Materialismo Histórico e Dialético para o Direito e a Sociedade" é um projeto de extensão que objetiva uma abordagem sobre a interface entre Marxismo, Direito e Sociedade, orientado pelo reconhecimento de que existe na atualidade uma grande demanda acadêmica e social por uma compreensão fundamentada da problemática relação Sociedade, Estado e Indivíduo na configuração do Capitalismo Moderno.

Objetiva identificar a contribuição da teoria dialética materialista e histórica para o Direito e a sociedade atual, promovendo estudo sobre as obras fundamentais de Marx e Engels, bem como incentivando a produção científica dos participantes sobre os assuntos trabalhados.

Esse projeto desenvolver-se-á ao longo de três anos. No primeiro ano, serão analisadas obras fundamentais de Marx e Engels e nos anos subseqüentes buscar-se-á uma leitura e compreensão da sociedade brasileira e a configuração do direito nesta, sob a ótica do materialismo histórico e dialético. Assim, será objeto de estudo a compreensão do processo de formação econômica, social, política e cultural do Brasil, com ênfase no campo do Direito e das Ciências Sociais, sob orientação dos fundamentos das obras de autores brasileiros, tais como Florestan Fernandes, Márcio Bilharinho Naves e Alysson L. Mascaro.

Busca-se, dessa forma, envolver pessoas que se encontram na universidade, como estudantes, profissionais docentes e administrativos de diversas áreas do conhecimento e pessoas da comunidade em geral, possibilitando instrumento de análise e intervenção prática de caráter crítico, emancipador ou de protagonismo.

Metodologicamente, o grupo se desenvolverá com momento de análise das obras, com duração de quatro horas, seguida de exibição e análise de filmes que tematizam aspectos da problemática abordada pela Dialética Materialista e Histórica no âmbito da ação política do Estado, da Sociedade e do Indivíduo. Abordar-se-ão, assim, as temáticas da Ditadura Militar; formação e consumo da Indústria Cultural; aplicação da teoria crítico-melancólica da Escola de Frankfurt no cinema — exemplo, a filmografia de Pier Paolo Pasolini (Juventude Transviada, Liberdade Desassistida, Genocídio das Culturas, A União pelo Consumo, Cinema e Resistência) e os Direitos Humanos vistos pela ótica iraniana, chinesa e latino-americana em geral;

O primeiro encontro de estudo será no dia 15 de setembro deste ano e acontecerá na Faculdade de Direito do Campus Cidade de Goiás, uma vez por mês, descontados os períodos de férias acadêmicas. Caso haja demanda de, no mínimo, quarenta pessoas, o projeto também será oferecido na Faculdade de Direito em Goiânia. Enfatiza-se que o curso será na Cidade de Goiás.

Acrescenta-se que um dos objetivos é formar acervo bibliográfico da temática, a ser disponibilizada em Goiás e Goiânia.

Por fim convidamos os interessados a ingressarem em nossa lista virtual de discussão (direitoemarxismo-ufg@yahoogrupos.com.br).

Local: Faculdade de Direito - Campus Cidade de Goiás*

*Caso haja demanda de, no mínimo, quarenta pessoas, o curso será também oferecido em Goiânia, na semana seguinte

Início:15 de setembro de 2007

Horário: 14h – 18h