Reinaldo Oscar Lobo Rezende

Ex-aluno da FD-UFG é aprovado em doutorado em Direito na USP

Reinaldo Oscar Lobo Rezende cursou toda sua formação jurídica na FD-UFG

O ex-aluno da Faculdade de Direito da UFG, Reinaldo Oscar de Freitas Mundim Lobo Rezende, foi aprovado no processo seletivo para o Doutorado em Direito na Universidade de São Paulo (USP). Reinaldo Oscar é goianiense, e por duas vezes exerceu a função de professor substituto da FD-UFG. Em sua formação jurídica é bacharel em Direito, Especialista em Criminologia, Especialista em Direito Penal, Especialista em Processo Penal e Mestre em Direito Agrário, sendo todas essas titulações atingidas pela Faculdade de Direito da UFG, no seu campus Goiânia. Nesse mestrado, foi orientado pelo professor Pedro Sérgio dos Santos. Em sua vida profissional também exerce o cargo de Delegado de Polícia de Classe Especial do Distrito Federal, atualmente atuando no âmbito da Direção Geral daquela instituição. Na PCDF também foi fundador da Divisão de Ensino Superior, como seu primeiro diretor, e coordenador do programa de pós graduação em Segurança Pública.

Reinaldo Oscar Lobo Rezende

Reinaldo Oscar Lobo Rezende foi aprovado na concorrida seleção de aluno regular do Programa de Doutorado em Direito da USP. Em seu Projeto de Pesquisa, o delegado propõe fazer ampla pesquisa comparativa e crítica de como se dá a formação do policial civil da linha de ponta (Delegado, Agente e Escrivão), com estudo de caso entre Academias de Polícia . Fará pesquisa de campo dentro dessas policias partindo, em especial, da teoria psicológica do Núcleo Central das Representações Sociais, surgida na França. Essa teoria denota que em regra existem crenças no imaginário geral inconsciente de uma instituição, chamadas de núcleo central, que geralmente só são detectadas por pesquisa de campo, e que isso pode influir em como tem sido montados os cursos de capacitação na formação do policial civil.

O certame na Universidade de São Paulo transcorreu desde o primeiro semestre deste ano, e envolveu as seguintes fases: fase de Prova de duas línguas estrangeiras na FUVEST, Fase de conhecimentos jurídicos, fase de Projeto de Pesquisa, Fase de prova oral com análise de currículo de pesquisador. A USP lidera os rankings mundiais como melhor universidade brasileira.